· Como surgiu? ·
Expressões antigas
“Vai á fava enquanto a ervilha enche” “Vai mas é a fava enquanto a ervilha não enche”
Diz-se porque são semeadas aproximadamente na mesma altura, mas a fava vem primeiro. A ervilha demora mais tempo. Então a colheita da fava faz-se enquanto se espera pela da ervilha.
“Mandar à fava”
Mandar embora, expulsar, recusar, vá bugiar, vá pentear macacos, deixe-me, vai te lixar.
A Nossa Interpretação
Numa primeira fase o Vai à fava quer incentivar a ida à horta, desde da sementeira à apanha dos legumes. Promovemos a volta às raízes, à produção caseira e biológica e dar o valor aos costumes e saberes antigos.
Numa segunda visão queremos mandar à fava o que não é saudável para nós e para o ambiente que nos rodeia. Queremos impulsionar a nossa economia escolhendo o que é nosso, dar valor aos nossos produtos, produzidos localmente e de modo sustentável.
Este projecto surge pelas mãos dos primos Ricardo e Vanda. Naturais da zona da Lourinhã, estiveram desde sempre ligados à natureza, à agricultura sustentável, ao comer bem, e acima de tudo à família.
Partilham os mesmos ideais no que se refere à alimentação, ao respeito pelos ingredientes e às consequências das nossas escolhas não só no nosso futuro, mas também no que nos rodeia.